TCC não é obrigatório para Pós-graduação

TCC não é obrigatório para Pós-graduação

De acordo com resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório. 

Segundo portaria publicada no próprio site do Ministério da Educação, a portaria estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996.

O fato do aluno pós-graduando decidir ou não, realizar o trabalho de conclusão, não vai alterar absolutamente nada. No entanto, fazer o trabalho de conclusão pode trazer algumas vantagens, dependendo dos objetivos.

A flexibilização permitirá para aqueles que desejam fazer um pós-graduação para se especializar e com isso dar um upgrade na sua carreira profissional poderá ter mais foco e concentração nas aulas. Neste aspecto, pensando em ganhar tempo, optar por não fazê-lo é uma boa opção.

Para aqueles que optarem para fazer o trabalho de conclusão de curso, com o objetivo de transformá-lo em artigo, para publicações em revistas e jornais on-line, estará ajudando outras pessoas que buscam informações sobre o assunto escolhido. 

Além disso, a realização de um TCC pode fazer a diferença na prova de títulos para quem deseja seguir a carreira através de concursos públicos. Claro que depende muito do concurso, pois o edital de cada concurso vai dizer claramente se há prova de títulos, quais serão aceitos e quantos pontos vale cada um. Os mais comuns são: doutorado, mestrado e pós-graduação. Mas em alguns casos, são aceitos trabalhos publicados e experiência anterior na área de atuação do cargo para o qual o candidato está concorrendo.

Assim sendo, dependerá do objetivo do aluno a melhor escolha. Importante ressaltar, que para os cursos de graduação o TCC continua sendo uma atividade acadêmica obrigatória, em outras palabras, o aluno obterá seu diploma apenas se for aprovado nesse quesito.